RECEITAS / CASEIRAS

Pão de cacau com chocolate

APRESENTAÇÃO
Cacau em pó e gotas de chocolate podem dar um novo sabor ao pão de fermentação natural. Se você já fez o pão branco de fermentação natural, que tal provar um novo sabor sem alterar muito a receita? Experimente, é fácil e deliciosa!

CARACTERÍSTICAS
- Rendimento: 1 pão grande de 750g
- Tempo de manuseio: 60 minutos
- Tempo total de preparo: 16 horas

INGREDIENTES


- 400 g de farinha de trigo
- 300 g de água em temperatura ambiente
- 60 g de chocolate meio amargo, podendo optar pelas gotas de chocolate - que não rasgam a massa durante a modelagem - ou cortar um tablete em pedaços)
- 16 g de cacau em pó
- 80 g de fermento natural de farinha branca
- 8 g de sal
* O fermento deve estar “refrescado”, não pode ser usado direto da geladeira.

UTENSÍLIOS
- Uma balança de precisão
- Banneton ou um escorredor de macarrão forrado com um pano de prato ou touca descartável

MODO DE PREPARO

    PRIMEIRO DIA – O ideal é refrescar o fermento natural de manhã e começar a misturar os ingredientes e sovar a massa no período da noite.

  1. Separe e pese todos os ingredientes.
  2. Misture o cacau com a farinha e peneire tudo em uma tigela grande (pode ser direto no bowl da batedeira, se você estiver utilizando uma).
  3. Acrescente um pouco da água no recipiente do fermento natural e despeje a mistura líquida na tigela grande com a farinha e o cacau.
  4. Acrescente mais água e vá misturando até formar uma massa homogênea (pode usar uma colher ou a batedeira em velocidade baixa). Somente adicione toda a água (300 g) se sentir que a sua farinha aguenta esse nível de hidratação (75%). As farinhas convencionais irão absorver em média 66% de água (264 ml). Quanto mais água você conseguir adicionar, mais leve e cheio de alvéolos ficará o miolo do pão.



  5. Ainda não acrescente o sal e nem o chocolate.
  6. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Esse descanso inicial é chamado de autólise e vai ajudar no desenvolvimento do glúten.
  7. Acrescente o sal aos poucos, fazendo dobras na massa e comece a sovar.
  8. Se for utilizar a batedeira planetária, ligue na velocidade baixa por 5 minutos para misturar os ingredientes, aumente para a velocidade alta por mais 10 minutos.
  9. Se for sovar com as mãos, use a própria tigela ou uma bancada e realize os movimentos por 15 minutos. Caso tenha dúvidas, veja como sovar a massa do pão.
  10. Cubra e deixe a massa descansar por 10 minutos, acrescente as gotas ou pedaços de chocolate e faça algumas dobras para misturar.







  11. Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora e depois coloque na geladeira por mais 10 horas.



  12. SEGUNDO DIA – Logo de manhã a massa estará fermentada e pronta para ser modelada. O pão deve ficar pronto próximo a hora do almoço.




  13. Despeje a massa que estava na geladeira em uma bancada e faça uma pré-modelagem em formato de Bola.



  14. Cubra com um pano levemente umedecido e deixe descansar por 15 minutos.
  15. Prepare o cesto de fermentação: use um banneton ou cubra um escorredor de macarrão (ou um cesto de vime) com um pano de prato ou touca descartável. Polvilhe bastante farinha sobre a superfície do cesto.
  16. Depois do descanso, coloque a massa com a emenda para cima sobre a bancada. Achate e estique um pouco, buscando um formato retangular.
  17. Modele no formato de Batard.
  18. Coloque a massa com a emenda virada para cima dentro do banneton.



  19. Cubra e deixe descansar por 2 a 3 horas.



  20. Cerca de 20 a 30 minutos antes de assar, coloque uma assadeira na parte de baixo do forno e preaqueça-o em 250ºC.
  21. Vire a massa que estava no banneton sobre uma outra assadeira (de preferência rasa) forrada com papel manteiga ou polvilhada com farinha.



  22. Faça uma incisão longitudinal na massa, com cerca de 1 cm de profundidade (utilize um estilete ou uma lâmina de barbear descartável).





  23. Despeje 50 ml de água na assadeira pré-aquecida e imediatamente coloque a assadeira com a massa dentro do forno. Diminua a temperatura para 210ºC.
  24. Depois de 15 minutos, abra o forno e retire a assadeira com a água. Diminua a temperatura para 210ºC.
  25. Espere assar por mais 25 a 35 minutos até dourar bem.



  26. Para saber se o pão está assado, retire-o do forno e bata no fundo. Deve soar oco como bater na madeira. Você pode voltá-lo para o forno caso não esteja assado.
  27. Não deixe muito mais tempo do que isso. Caso o pão já esteja assado por dentro, mas a casca ainda não, coloque na função gratinar por 5 minutos.
  28. Quando estiver assado, retire do forno e coloque em uma grade para esfriar por 30 minutos.







Fonte: - Receitas e dicas para padeiros amadores!

Tradição &
Qualidade

© Copyright 2019
Moinho Régio Alimentos S/A