RECEITAS / CASEIRAS

Pão sírio ou pita

APRESENTAÇÃO
Com alguns truques simples você vai fazer um pão sírio caseiro que estufa como um balão dentro do forno, fica com uma textura elástica e uma crosta torrada.



O Pão Sírio ou Pita (como é mais conhecido fora do Brasil) é um pão macio e chato (flatbread) que se originou na Ásia Ocidental. Geralmente é acompanhado de molhos como hummus ou baba ghanoush, ou servem para embrulhar kebab ou falafel na forma de sanduíches. Também pode ser cortado em fatias triangulares e assado para ficar crocante.

CARACTERÍSTICAS
- Rendimento: 6 discos de 90 gramas
- Tempo de manuseio: 60 minutos
- Tempo total de preparo: 2 horas e 30 minutos

INGREDIENTES


- 320 g de farinha de trigo
- 192 g de água em temperatura ambiente
- 15 g de azeite
- 6 g de sal
- 6 g de açúcar
- 3 g de fermento biológico seco

UTENSÍLIOS
- Uma balança de precisão
- Tigela grande
- Pano de prato
- Colher de pau (ou silicone)
- Rolo de massa
- Batedeira planetária (opcional)

DICAS PARA NÃO ERRAR

  • Sove bem a massa – Precisamos de uma massa com um glúten bem desenvolvido, para que ela se expanda dentro do forno.
  • Deixe os discos bem finos – A massa precisa ser fina para que o calor possa penetrar rapidamente e expandir o disco, antes que a crosta se torne muito rígida.
  • Use de preferência uma pedra refratária e um forno bem quente – Quando um disco de massa é colocado em um forno bem quente, o calor intenso transforma a umidade da massa e gera muito vapor internamente. Ao mesmo tempo, a crosta começa a secar e impede a saída desse vapor, formando uma bolha de ar dentro do pão.
  • Não deixe a massa rasgar antes de assar – O vapor interno precisa ficar aprisionado, caso contrário a bolsa interna não irá se formar.
  • Vire os discos de ponta cabeça antes de colocá-los no forno – Isso evita que o lado de cima fique muito fino e o de baixo muito grosso.
  • Embrulhe os pães em um toalha assim que retirá-los do forno – Para que o pão não fique ressecado. Se usar um saco plástico, a massa pode ficar muito úmida.
  • Finalize em uma frigideira ou chapa de ferro – Pode ser difícil conseguir aqueles pontos torrados na crosta em um forno doméstico, por isso grelhamos o pão após assá-los.

MODO DE PREPARO

  1. Separe e pese todos os ingredientes.
  2. Coloque a farinha em uma tigela grande. Peneire se sentir que ela está muito empelotada.



  3. Acrescente o fermento biológico seco diretamente na farinha
  4. Adicione o açúcar e o sal. Evite adicionar o sal diretamente sobre o fermento.
  5. Se você vai sovar na mão, despeje o azeite sobre a mistura. Se for usar uma batedeira, deixe para acrescentá-lo no final da sova.
  6. Acrescente a água aos poucos e vá misturando até formar uma massa homogênea (pode usar uma colher ou a batedeira em velocidade baixa).



  7. Se for utilizar a batedeira planetária, ligue na velocidade baixa por 5 minutos para misturar os ingredientes, aumente a velocidade (uma ou duas acima da mais lenta) por mais 7 minutos, adicione o azeite e bata por mais 3 minutos mantendo a velocidade alta.
  8. Se for sovar com as mãos, use a própria tigela ou uma bancada e realize os movimentos por aproximadamente 15 minutos, até que a massa fique brilhante e elástica.



  9. Cubra com um pano umedecido ou um plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora.



  10. Despeje a massa em uma bancada, divida em 6 partes iguais de aproximadamente 90 g e faça uma pré-modelagem em formato de Bola.





  11. Cubra com um pano levemente umedecido e deixe descansar por 10 minutos.
  12. Já pode ligar o forno a 250ºC e deixá-lo preaquecendo por pelo menos 30 minutos.
  13. Polvilhe a bancada com farinha e abra cada bolinha utilizando a ponta dos dedos ou um rolo de massa, até obter um disco de aproximadamente 18 cm.



  14. Se você possui uma pedra refratária dentro do forno, coloque os discos para descansar sobre a bancada, caso contrário, já posicione eles dentro de uma ou duas assadeiras rasas.
  15. Cubra novamente e deixe descansar por 20 minutos.
  16. Coloque a assadeira dentro do forno ou deslize 2 ou 3 discos para dentro do forno sobre a pedra refratária, com a ajuda de uma espátula. Vire os discos de ponta cabeça antes de colocá-los no forno.
  17. Espere assar até estufar o disco, não mais do que 5 minutos.



  18. Retire os pães do forno e embrulhe todos eles em um pano de prato por pelo menos 15 minutos.



  19. Quando for servir, preaqueça uma chapa de ferro ou uma frigideira e coloque os pães por alguns minutos até surgir alguns pontos torrados na crosta.




  20. Fonte: - Receitas e dicas para padeiros amadores!

Tradição &
Qualidade

© Copyright 2020
Moinho Régio Alimentos S/A